Impasse político na Irlanda

«Vencedor» chumbado<br>no parlamento

A can­di­da­tura a pri­meiro-mi­nistro do de­mo­crata-cristão Enda Kenny, líder do Fine Gael (FG), par­tido que venceu por es­treita margem as elei­ções le­gis­la­tivas de 26 de fe­ve­reiro, na Ir­landa, foi re­jei­tada, dia 10, no Dáil, câ­mara baixa do par­la­mento.

Na pri­meira sessão da nova le­gis­la­tura apenas 57 dos 158 de­pu­tados vo­taram a favor de Kenny, for­çando o he­mi­ciclo a con­si­derar os três res­tantes as­pi­rantes ao cargo.

Os res­tantes can­di­datos são Mi­cheal Martin, líder do Fi­anna Fáil (FF), o se­gundo par­tido mais vo­tado; Gerry Adams, líder do par­tido do Sinn Féin, ter­ceira força po­lí­tica, e Ri­chard Boyd-Bar­rett, di­ri­gente da Ali­ança Anti-Aus­te­ri­dade – Pes­soas Antes dos Lu­cros (AAA-PBP).

Até ao mo­mento ne­nhum par­tido apre­sentou uma so­lução que ga­ranta apoio par­la­mentar mai­o­ri­tário. Al­guns ob­ser­va­dores con­si­deram que só a ali­ança entre os dois par­tidos de di­reita (FG e FF) po­derá as­se­gurar um go­verno es­tável.

To­davia, os lí­deres destas duas for­ma­ções ainda não deram qual­quer passo nesse sen­tido. Apesar da sua pro­xi­mi­dade ide­o­ló­gica, o fosso entre os dois re­monta à luta pela in­de­pen­dência da Ir­landa, que este ano ce­lebra o cen­te­nário da re­volta da Páscoa de 1916.

O Fi­anna Fail foi criado em 1926 por opo­si­tores ao Tra­tado de Lon­dres, as­si­nado em De­zembro de 1921, que re­co­nheceu a in­de­pen­dência mas impôs a di­visão do país, per­pe­tu­ando o do­mínio bri­tâ­nico sobre a Ir­landa do Norte.

O Fine Gael surgiu em 1933 pela mão dos que ha­viam acei­tado as con­di­ções bri­tâ­nicas, di­visão que con­duziu à san­grenta guerra civil de 1922-23.

Pas­sados quase cem anos, a questão con­tinua viva na so­ci­e­dade ir­lan­desa e a de­marcar ri­gi­da­mente os elei­to­rados dos dois par­tidos.

A manter-se o im­passe po­lí­tico, o FG con­ti­nuará a go­vernar in­te­ri­na­mente até à con­vo­cação de novas elei­ções para de­pois do Verão.




Mais artigos de: Europa

Derrotar a lei antilaboral

Cen­tenas de mi­lhares de tra­ba­lha­dores, es­tu­dantes e pen­si­o­nistas par­ti­ci­param, dia 9, numa das mai­ores jor­nadas de luta dos úl­timos anos em França.

Irrupção populista

O par­tido da chan­celer An­gela Merkel e os seus par­ceiros so­ciais-de­mo­cratas no go­verno foram os mais pe­na­li­zados nas elei­ções re­a­li­zadas, dia 13, em três es­tados ale­mães.

TC polaco enfrenta governo

O Tribunal Constitucional polaco reprovou, dia 9, uma lei adoptada em Dezembro pelo governo do partido populista Lei e Justiça (PiS), que alterou as regras de funcionamento da mais alta instância jurídica do país. O acórdão considerou que o diploma põe em causa a...

Brexit

Nos últimos meses, muito se tem dito e escrito sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia. O «Brexit» – expressão que cunhou essa possibilidade de saída – irá a referendo a 23 de Junho. Até lá, o assunto irá...